5 dicas infalíveis do por quê investir em um sistema de backup moderno.

Home / Blog / 5 dicas infalíveis do por quê investir em um sistema de backup moderno.

5 dicas infalíveis do por quê investir em um sistema de backup moderno.

O aumento exponencial da quantidade de dados a serem tratados é um dos maiores desafios das empresas na atualidade. Para 79% dos profissionais de TI, gerenciar o crescimento do armazenamento é o ponto de dor dominante.

Num futuro nada distante, as empresas terão que lidar com 50 vezes mais informações, 75 vezes mais o número de arquivos existentes hoje, 10 vezes mais servidores físicos e virtuais e apenas 1,5 vezes mais profissionais de TI capacitados para tal empreitada (dados do IDC).

Diante disso, precisamos, mais do que nunca, investir em um sistema de backup moderno.

 

O que é um backup moderno?

Dados são vitais para qualquer organização. Hoje, é impossível tomar grandes decisões sem ter à mão relatórios precisos sobre o cenário econômico e financeiro da empresa, por exemplo.

Tais relatórios precisam ser baseados em um histórico mais ou menos longo, de um a cinco anos. E, para tanto, precisamos acionar nosso sistema de backup para ter acesso a algumas informações que já foram arquivadas.

Perder tempo nessa hora não é uma opção. Portanto, o backup deve permitir rápida acessibilidade e encontrar a informação que se deseja em questão de segundos. A “granularidade” do armazenamento é, então, uma das condições básicas para que um sistema de backup seja considerado moderno e eficaz.

A mobilidade é outro fator indispensável, já que nem sempre estamos dentro da empresa, ao lado de um profissional de TI, para acessar dados estratégicos. Neste sentido, o backup em nuvem é uma opção a ser considerada. Onde quer que sua equipe esteja, é possível acessar os dados da empresa e compartilhá-los com outras pessoas.

Um bom sistema de backup também deve proporcionar recuperação rápida em casos de desastres ou paradas de sistema, visando reduzir qualquer tipo de prejuízo decorrente da indisponibilidade de dados.

Economia, confiabilidade, segurança, são também requisitos que não podem faltar a um sistema de backup moderno e eficiente. Vejamos esses itens com mais cuidado a seguir:

 

Economia de recursos

Como mencionamos logo no início do post, a quantidade de dados gerados cresce exponencialmente, tornando cada dia mais complexo o processo de coletar, selecionar e, claro, armazenar tantas informações.

Existem três formas de fazer isso: investir em novas tecnologias de hardware, expandindo seu armazenamento in house; partir para sistemas de backup modernos, baseados na nuvem; ou então aliar ambas soluções, utilizando a Hybrid Cloud para expandir a capacidade de armazenamento da empresa.

Ao expandir sua infraestrutura de storage e backup para a nuvem, é possível criar sistemas de backup mais ágeis e flexíveis, que respondam de imediato às necessidades da empresa.

Isso significa economia de recursos, já que não é preciso investir tanto em hardware para ampliar os benefícios de backup seguro.

 

Recuperação de desastres

Entre os benefícios de backup moderno está também a fácil recuperação de dados em casos de desastres. Adotando a estratégia 321, onde você mantém três cópias da sua base de dados em mídias distintas, sendo, uma delas, em local protegido e fora das suas instalações comerciais, é possível manter as operações da empresa até mesmo nos momentos de maior crise.

Digamos que sua empresa sofra com o isolamento do local onde opera por questões de segurança, como risco de desabamento. Essa situação pode se prolongar por dias, semanas, até.

Tendo o backup dos dados em um local de fácil acesso, que possa ser acionado a partir de qualquer local, seus funcionários podem inclusive trabalhar a partir de casa, em coworkings ou locais alugados.

hybrid cloud

Otimização do espaço de armazenamento

Um sistema de backup moderno também permite fazer uma higienização do seu banco de dados, mantendo apenas uma cópia de cada dado. De acordo com o IDC, 30% do orçamento de TI das empresas é dedicado ao sistema de backup, ao mesmo tempo em que 85% do armazenamento é dedicado a gerenciamento de cópias das mesmas informações.

Em suma, 60% do espaço ocupado em sistemas de backup e armazenamento são dedicados a dados duplicados, o que significa custo extra no seu orçamento de TI, sem falar na alta complexidade no momento de resgatar as informações.

Ao migrar para soluções na nuvem ou então em Hybrid Cloud, é possível aumentar a segurança dos dados ao mesmo tempo em que se otimiza o armazenamento, com um processo de desduplicação de dados.

 

Melhor desempenho

Faça um levantamento de quantos Terabytes de dados sua empresa tem. Agora identifique quantas horas são necessárias para fazer o backup de toda essa informação.

Sistemas de backup ultrapassados acabam por demandar mais tempo tanto no armazenamento quanto na recuperação de dados. Isso traz um risco duplo para sua empresa: no momento do backup, uma demora fora dos padrões pode manter seus dados desprotegidos e sujeitos a uma série de fatores internos e externos, como uma falta de energia e consequente perda de dados ou um pacote de dados corrompido, por exemplo.

Já na recuperação, se ela se torna lenta, sua empresa para. Indisponibilidade de dados gera ociosidade, queda de produtividade e, por conseguinte, impactos financeiros.

 

Escalabilidade

Eis um dos benefícios do backup moderno que não pode deixar de ser mencionado, já que é um dos principais motivos para migrarmos para soluções mais atualizadas.

Conforme a quantidade de dados cresce, aumenta a necessidade de sistemas de backup escaláveis, que acompanhem o ritmo da empresa no armazenamento de dados.

Neste sentido, não podemos perder de vista as soluções em Hybrid Cloud, já que a nuvem permite expandir seu espaço de armazenamento sem comprometer a segurança dos dados.

Agora que você já sabe o porquê de investir em um sistema de backup moderno, que tal eliminar os riscos de perda de dados?

Posts Recentes

Deixe seu Comentário

Start typing and press Enter to search

atendimento-onlinesolucoes-para-call-center