7 motivos para otimizar o seu sistema de armazenamento (storage) e backup

Home / Blog / 7 motivos para otimizar o seu sistema de armazenamento (storage) e backup

7 motivos para otimizar o seu sistema de armazenamento (storage) e backup

A transformação digital pela qual estamos passando tem, na análise de dados, um de seus principais pilares. Até 2020, serão gerados 1,7 megabytes de dados a cada segundo, os quais trarão inteligência de negócios, vendas, melhor relacionamento com clientes e receita, entre muitos outros benefícios.

Ter um sistema de armazenamento e backup para guardar essas informações estratégicas será uma obrigação. E para falarmos a verdade, mais de 73% das empresas já investem ou pretendem investir em análise de dados, o que significa que também estão preocupadas em como otimizar seus sistemas de storage e backup para maximizar a eficiência dessa análise.

Por trás dessa verdadeira revolução digital pela qual transitamos, existem muitos outros motivos pelos quais você deve pensar em otimizar seu sistema de armazenamento e backup. Descubra agora mesmo!

 

Centralização dos dados

Com aproximadamente 40 Zettabytes de informação gerados até 2020, devemos supor que boa parte deste conhecimento seja gerado, coletado e armazenado por organizações de todos os segmentos de mercado.

As fontes de informação são inúmeras: sites, redes sociais, call centers, e-mails, parceiros de negócios, entidades de classe, governo, plataformas virtuais, empresas de pesquisa, etc.

Coletar dados talvez seja um dos processos mais tranquilos no momento. O desafio é filtrar o que realmente importa e armazenar de forma que seja fácil recuperar qualquer conhecimento obtido a qualquer tempo.

E aqui entra a necessidade de encontrar ferramentas que permitam otimizar seu sistema de armazenamento e backup, centralizar todos os dados num único espaço e organizar as informações de maneira que qualquer pessoa possa acessá-las.

A centralização de dados também ajuda a distribuir a informação dentro da sua empresa, conectando softwares para que estes se utilizem dos dados armazenados conforme a necessidade. Os sistemas de segurança, que visam garantir a privacidade de dados, também acabam aplicados a um único local, reduzindo custos e aumentando a segurança do conhecimento empresarial.

Agilidade de processos

Os dados que ficam armazenados de forma categorizada e com fácil recuperação estão disponíveis em tempo integral, para qualquer pessoa, onde quer que ela esteja. Isso proporciona maior agilidade nos processos, facilidade de acesso e controle absoluto sobre quem está manipulando os dados da empresa.

Mediante login e senha, é possível monitorar as atividades de todos os usuários, criar níveis de acesso segundo hierarquias de segurança e ter mais tranquilidade para gerenciar os processos com tecnologias que otimizam o fluxo de informações, distribuem dados com eficiência e agilidade e dão maior segurança para o conhecimento gerado pela empresa.

A mobilidade corporativa é favorecida na medida em que sua equipe pode acessar os dados disponíveis no sistema de backup e armazenamento a partir de dispositivos conectados a eles, dispensando deslocamentos desnecessários para manutenções e acesso a dados estratégicos da organização.

Maior estabilidade

A estabilidade do sistema de backup e armazenamento proporciona maior produtividade para sua equipe de TI, que fica despreocupada em relação ao índice de disponibilidade dos sistemas e das informações armazenadas. Para os usuários, o benefício é ainda maior: sem paradas de sistema e sem ociosidade por servidores fora do ar.

Recuperação de desastres

A informação é a moeda de troca da atualidade, o que eleva a importância de se ter um sistema de armazenamento e backup eficiente e seguro. E essa é a preocupação de 63% dos executivos que buscam soluções para otimização de infraestrutura de TI.

Evitar que informações estratégicas venham a ser perdidas ou a cair em mãos erradas é fundamental para uma equipe de TI. Saber qual informação arquivar, por quanto tempo e quem terá acesso a ela é fruto de uma análise apurada sobre a importância de cada conhecimento para sua empresa.

Uma abordagem 3-2-1 de armazenamento ainda é uma das melhores práticas a serem implementadas. Você guarda três backups em tecnologias distintas, a fim de manter sigilo e segurança dos dados. A terceira cópia pode ser armazenada em nuvem, utilizando-se recursos de Hybrid Cloud, a fim de possibilitar a recuperação de dados remotamente.

Confiabilidade

A confiabilidade dos dados e dos sistemas de armazenamento e backup também está na lista de prioridades das empresas. Backup baseado em disco, virtualização de servidores e desktops, compactação e descompactação de dados, eliminação de dados duplicados e criptografia de ponta a ponta garantem essa característica essencial para a boa condução dos negócios.

Esses serviços são oferecidos por fornecedores renomados no mercado, que investem alto em segurança e tecnologia para promover um serviço de armazenamento e backup de última geração.

Dados confiáveis são a base para a tomada de decisão no universo corporativo, portanto, se você não quer correr o risco de ter suas decisões baseadas em falhas, é hora de pensar em tecnologias que provam tal segurança à sua empresa.

Soluções on-demand

O que ainda impede muitas empresas de adentrarem de uma vez por todas o universo do storage e backup é o receio quanto ao investimento inicial e capacidade de escalar as soluções conforme a necessidade.

A vantagem da tecnologia é que ela pode ser oferecida sob demanda, isto é, você define a capacidade inicial das suas ferramentas, adequando a solução às necessidades da sua empresa.

Quando a demanda estiver perto de atingir o limite do sistema de armazenamento e backup, basta adquirir realizar um up grade da sua conta e expandir imediatamente sua capacidade de armazenagem de dados.

SDS – Armazenamento definido pelo software

SDS (Software Defined Storage) é um modelo de armazenamento onde o software se mantém independente do hardware, conferindo uma série de benefícios: escalabilidade, flexibilidade e redução de custos, pois traz otimização à sua infraestrutura de TI.

Essa tecnologia permite extrair insights mais precisos sobre os dados armazenados, integrando tecnologias para análises mais apuradas. O SDS otimiza o espaço de armazenamento com camadas inteligentes de dados e unifica pacotes de dados para transferências mais ágeis, sem comprometer a segurança da informação.

Que tal continuar explorando as potencialidades do armazenamento e backup? Acompanhe nosso blog!

hybrid cloud

Posts Recentes

Deixe seu Comentário

Start typing and press Enter to search

shutterstock_130439015shutterstock_547750414