As vendas nas lojas físicas cresceram! De acordo com estudo da PwC, 61% dos brasileiros afirmaram ter realizado mais compras presenciais em 2018, contra o índice de 55% no ano anterior. O histórico da pesquisa mostra que esta é a primeira alta desde 2013. Entre os entrevistados, 61% sentem-se satisfeitos com logins rápidos e simples no wi-fi das lojas. Ou seja, é hora de se apoiar na mobilidade para melhorar a experiência do cliente e aumentar o ticket.

Por que a mobilidade é importante?

No varejo, assim como em outros setores, a mobilidade transforma a experiência do cliente, principalmente quando ela reúne soluções de analytics com tecnologia wi-fi gratuita.

Líderes de marketing que ainda não atualizaram suas estratégias de negócios dentro desse novo momento, certamente estão perdendo valiosas oportunidades de coletar dados dos visitantes, facilitar o fluxo de atendimento, mapear o perfil dos consumidores e traçar tendências de consumo.

A contrapartida do wi-fi gratuito

Quando você oferece wi-fi gratuito ao cliente que está na loja, a tendência é que ele se sinta confortável para permanecer mais tempo no local. Em caso de filas de espera, é comum que, a comodidade de acesso à rede para checar notícias, e-mails ou redes sociais o deixe menos estressado. Enquanto isso, sua marca se beneficia com:

Visibilidade

Desde que você personalize a página inicial de acesso à rede com informações sobre a empresa ou oferta de produtos e serviços.

Ampliação do banco de dados

Tenha atenção para o número de informações pessoais solicitadas antes da conexão para não estressar o consumidor;

Aumento das vendas

Mapeie as buscas realizadas no período e use as informações para oferecer produtos e serviços que façam sentido para o cliente;

Mapeamento da satisfação

Logo após a conexão, direcione o cliente, por exemplo, para uma pesquisa de satisfação ou outro conteúdo que julgue interessante;

Manutenção do relacionamento

Assim que o cliente deixar o estabelecimento, envie um e-mail marketing de agradecimento pela visita.

Ao se sentir acolhido pela loja, a tendência é que o cliente retorne ao estabelecimento e, melhor, indique-o a outras pessoas.

Afinal, para a maioria das pessoas, a experiência com a marca tem valor muito próximo ao preço baixo ou à qualidade de produtos e serviços. Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados a tecnologia da informação e telecomunicações, visite o nosso blog.