Em cada mês de 2018, uma média de 490 milhões de pessoas circulou pelos 563 shoppings do Brasil, resultando no faturamento anual de R$ 178 bilhões, de acordo com dados da Abrasce.

Se você é gerente de marketing de alguma rede, certamente deve estar se perguntando sobre o que pode fazer para atrair uma parcela maior desse montante para o seu estabelecimento, não é? Afinal, como se destacar entre tantas lojas?

Toda loja é concorrente.

Comece entendendo que todo lojista é seu concorrente. Imagine a situação de uma pessoa que entra no shopping para comprar um presente para o namorado, mas não sabe bem o que procura. Diante desse consumidor indeciso, se você vende sapatos uma livraria também pode ser considerada seu concorrente direto na disputa pela atenção do cliente, já que o cliente ainda não decidiu o target, certo?

Atrair a atenção dos clientes dentro de um shopping não é tarefa fácil, mas com base em soluções de tecnologia é possível se tornar mais relevante.

Veja duas boas práticas:

  • Wi-fi gratuito – Se seu estabelecimento comercial está entre as mais de 100 mil lojas de shoppings espalhados pelo País, sem dúvida, sua principal ferramenta de marketing deve ser a tecnologia de wi-fi gratuito aliada a soluções de analytics. Esse é o melhor caminho para quem deseja, em tempo real, mapear o perfil dos visitantes que ingressam no estabelecimento e, assim, lançar campanhas personalizadas de atração.

Em geral, é possível adquirir esse serviço por meio de uma parceria com o departamento de marketing do próprio shopping. Além disso, para lojas onde há filas de espera, oferecer wi-fi gratuito ao cliente é uma forma de deixá-lo menos estressado e mais propenso a permanecer no estabelecimento.

  • Cross advertising – Verifique entre os lojistas do shopping quais marcas oferecem serviços ou produtos complementares ao seu e estabeleça parcerias. Por exemplo, imagine se em um estabelecimento de venda de chocolates os clientes se deparam com um painel onde há propaganda da sua loja de vinhos? Essa ação, tende a induzir que o seu produto seja o próximo a ser consumido.

Aos shoppings fica a sugestão: investir em serviço de wi-fi gratuito é um diferencial interessante para atrair e reter lojistas, além de valorizar os pontos comerciais. Se você tem outras dúvidas sobre tecnologia da informação e telecomunicações, visite o nosso blog.

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