O Brasil superou a marca de um smartphone por habitante. De acordo com a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, temos 220 milhões de celulares inteligentes ativos no país. O que chama a atenção é o fato de que o aparelho foi feito para fazer ligação, mas essa parece ser a função menos utilizada. O dispositivo não sai das nossas mãos, mas o utilizamos para tirar e compartilhar fotos, enviar mensagens e e-mails, checar notícias, acessar aplicativos e navegar por sites e redes sociais. Com você também é assim?

Agora, se na conexão está o passatempo preferido dos brasileiros, porque é que você ainda não se valeu desse hábito para aumentar o tempo de permanência do cliente no seu estabelecimento, seja ele uma loja, academia, universidade, shopping ou qualquer outro tipo de varejo? Já se sabe que, hoje, em qualquer forma de contato com a marca, o cliente se sente atraído pela experiência e não se deixa iludir por preços baixos ou descontos. Então, não perca tempo e transforme o wi-fi guest em um pilar do seu plano de marketing e comunicação.

Na prática, a ideia é oferecer ao seu cliente acesso gratuito à internet desde que ele esteja dentro do seu estabelecimento. Porém, para navegar, é preciso que ele forneça alguns dados cadastrais básicos. Mas, é importante que não seja um formulário muito complexo e que não tenha senhas – tudo isso respeitando as leis de proteção aos dados e também ao Marco Civil da Internet. Do contrário, o consumidor tende a ficar estressado e desistir da ação. O wi-fi guest é uma solução confiável e possível de ser aplicada em diferentes tipos de negócios, como cadeia de varejo, shoppings, aeroportos e hospitais, entre outros.

Veja sete bons motivos para aderir ao wi-fi guest:

Mapeia o perfil do cliente

É possível configurar a ferramenta para que o login do cliente seja feito via e-mail, redes sociais e telefone, entre outros campos personalizados. Dessa forma, progressivamente, você pode ampliar o banco de dados dessa pessoa capturando novas informações a cada retorno.

Fornece insights para campanhas de marketing

Com base em localização, comportamento, dados de navegação, preferências, idade, sexo, código postal, cruze dados e descubra quais campanhas de marketing fazem mais sentido para cada consumidor. Além disso, os dados extraídos da ferramenta podem sugerir, inclusive, mudanças de layout da loja.

Viabiliza a precisão na comunicação

Conecte-se automaticamente com os visitantes quando eles entram no seu estabelecimento e faça abordagens relevantes quando atingem um período de permanência no local ou indicam que vão sair. Tenha atenção para utilizar o meio mais eficaz de contato em cada situação, seja SMS, e-mail, rede social ou notificações.

Direciona a navegação do usuário

Aproveite para personalizar a página inicial de conexão com a identidade visual do seu estabelecimento, com dados relacionados ao seu negócio ou outra informação que julgue relevante. Abuse de conteúdos da web, vídeos e imagens.

Disponibiliza métricas

Monitore a utilização da rede com relatórios em tempo real e de históricos e rastreie o tempo de permanência, a contagem de visitantes e a jornada do cliente, por exemplo. Com isso, será possível ter mais insumos para produzir campanhas personalizadas. Se você cruzar os dados de wi-fi guest com contadores de pessoas que entram na loja, imagens de câmeras e outras tecnologias, terá métricas ainda mais apuradas.

Melhora a experiência do visitante

Agrade os visitantes com mensagens relacionadas à visita dele ao seu estabelecimento, com conteúdos personalizados. Tenha atenção para os canais preferidos por ele.

Oferece maiores taxas de conversão

Com conteúdo personalizado e relevante e envio da campanha no momento, as chances de conversão aumentam significativamente.

A vida está corrida, poucas pessoas têm paciência para permanecer muito tempo no mesmo lugar e, cada vez mais, as pessoas chegam aos estabelecimentos comerciais sabendo o que querem. Isso tudo junto diminui as suas possibilidades de convencer um cliente a consumir mais. Então, fidelize o consumidor pela experiência. Se possível, junte as equipes de marketing e de operações nessa missão.

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