Produtividade da equipe no home office: quatro pontos de atenção 

Mais da metade das empresas (59,4%) que estão atuando em home office em virtude da pandemia, acredita que as novas práticas de trabalho remoto adotadas vão permanecer nas companhias, após o recuo da Covid-19, de acordo com pesquisa realizada pelo Talenses Group, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Dentro do universo dos profissionais que estão trabalhando remotamente, encontram-se os que já estavam acostumados ao modelo de trabalho, os que atuam em empresas com cultura e estrutura tecnológica para essa prática e aqueles para os quais trabalhar de casa está sendo uma novidade tanto para o profissional quanto para a companhia.

Esse cenário diverso gera para os líderes o desafio de definir e controlar a produtividade adequada dos profissionais, seja individualmente ou do grupo. Além de garantir o acesso remoto adequado dos colaboradores, a segurança dos dados confidenciais e a comunicação entre o grupo. Para apoiar os gestores nesse período de transição, listamos a seguir quatro aspectos do ambiente ideal e as respectivas ferramentas de tecnologia essenciais para superar esse momento e ser incorporada à operação:

  1. Acesso remoto e mobilidade

Para garantir a continuidade das atividades de qualquer lugar e a qualquer momento, é muito importante que os arquivos da companhia estejam em cloud computing e que o dispositivo de acesso à internet do profissional seja móvel e permita a conexão via rede wi-fi. Porém, quando o volume de pessoas trabalhando de forma distribuída é alto, vale verificar com a equipe de tecnologia da companhia se a infraestrutura de TI está apta a suportar a nova demanda.

  1. Segurança

As soluções de wi-fi e cloud wi-fi são excelentes caminhos para expandir os negócios, porém aumentaM também o número de pessoas com acesso à rede. Considerando a segurança dos dados confidenciais de negócio e aqueles que contemplam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é fundamental que a empresa tenha ferramentas e políticas de gerenciamento e controle de acessos. Assim, é possível proteger a troca e o fluxo de dados da organização, inclusive com o acesso remoto, com mecanismos que consideram funções do usuário, tipos de dispositivos, data e horário, além de localização do colaborador. 

  1. Comunicação

Comunicação eficiente é um dos principais ingredientes de qualquer relação, incluindo a profissional. Por isso, no gerenciamento remoto de equipes, é recomendado ao gestor manter contato frequente com os líderes e estimular a comunicação entre os membros da equipe sempre que for necessário. Para isso, é possível utilizar diferentes soluções de chat, vídeo chamada e compartilhamento de dados. Note que não estamos nos referindo a microgerenciamento, mas a ação de evidenciar para o grupo que um pode continuar contando com o apoio do outro mesmo à distância.

  1. Produtividade

Quase metade (47%) dos 240 profissionais entrevistados pela empresa de recrutamento e seleção Robert Half, em março de 2020, afirmou que ficam mais produtivos quando atuam no modelo home office. A notícia é animadora e mostra que estamos em um caminho de evolução para adotar o trabalho remoto de maneira mais consistente. Porém, como os gestores podem definir e mensurar os padrões diários de produtividade, individual e coletiva, com base nos objetivos e necessidades do negócio? Para ter dados reais em mãos, que lhes permitam definir melhores estratégias, uma opção é aderir a solução Performance Tracker, software que permite o mapeamento e o acompanhamento dessa performance, facilitando a gestão e garantindo a boa entrega dos resultados.

Home office sempre foi uma demanda de grande parte dos profissionais que valorizam flexibilidade e qualidade de vida. Então, para atrair e reter os melhores talentos, avalie a possibilidade de aderir às melhores práticas, aos processos mais eficientes e às ferramentas de tecnologia adequadas para, quem sabe, transformar o trabalho remoto em um importante diferencial da sua companhia aos olhos dos profissionais. Isso, sem perder de vista a segurança e a sustentabilidade do negócio.

Nós podemos ajudá-lo a estruturar sua operação de trabalho remoto de forma segura e produtiva. Entre em contato conosco.

 

Foto: Freepik

Deixar um comentário