Atendimento eletrônico e humanizado no call center é possível?

Atendimento humanizado é aquele que preza pela sociabilidade, empatia, personalização e cuidado com cada cliente. Ele pode ser aplicado em diversos tipos de serviços, mas aqui vamos falar especificamente do atendimento eletrônico. E, começamos respondendo a pergunta do título do post: sim, é possível ter um atendimento humanizado no call center. Leia o post e entenda como.

Primeiro passo: tenha uma URA com reconhecimento de voz e AI

Para otimizar a operação do call center, empresas de diferentes portes e segmentos contam com o apoio de uma Unidade de Resposta Audível, a famosa URA. Trata-se de uma tecnologia que atende a chamada automaticamente e direciona o cliente para a fila ou área desejada.

Você pode gerar humanização do atendimento ao cliente e melhorar a experiência dele aderindo a uma URA humanizada equipada com duas tecnologias importantes para a satisfação do cliente e otimização da operação:

1.Reconhecimento de voz

Isso quer dizer que, ao acessar o seu contact center, o seu cliente não precisará ouvir o menu de opções para dar sequência ao atendimento. Será necessário, apenas que, quando solicitado, ele diga qual questão quer resolver.

2. Inteligência artificial

Na prática, um robô conversa antecipadamente com o cliente, coletando e armazenando dados que vão ser usados no momento e durante todo o relacionamento da marca com essa pessoa. Com essa ação, a empresa tem a chance de reunir uma série de informações importantes sobre o perfil do seu público-alvo, incluindo produtos de preferência, satisfação com a marca, desejos e necessidades, entre outros fatores.

Oito benefícios do atendimento humanizado no call center

Muitos clientes têm verdadeiro pavor de contato com o contact center por considerar que, em geral, o atendimento é muito demorado ou cansativo. Porém, devido a presença dos assistentes virtuais inteligentes (Bots), a URA humanizada tem a capacidade de desenvolver e aprimorar o atendimento ao se alimentar das informações que recebe ao longo do dia, seguindo os conceitos de Machine Learning (Aprendizado de Máquina). A seguir, listamos oito benefícios do atendimento humanizado no call center:

  1. aumento da satisfação e retenção do cliente;
  2. redução do tempo médio de atendimento;
  3. otimização das posições de atendimento;
  4. atendimento ininterrupto ao cliente;
  5. redução de custos operacionais;
  6. diminuição de desistências;
  7. personalização do contato; e
  8. atendimento imediato.

Invista na comunicação unificada

Para elevar o nível de atendimento do seu contact center e a satisfação dos clientes, integre a sua URA com reconhecimento de voz e Inteligência Artificial a uma plataforma de atendimento multicanal. Com essa ação, será possível centralizar e cruzar informações coletadas durante o contato com o cliente, seja por meio da URA, dos chats, das redes sociais ou das mensagens instantâneas. Para garantir um sistema de Business Intelligence ainda mais completo, pode-se, ainda, integrar essa plataforma com ferramentas de CRM e ERP da organização. Assim, o gestor do call center terá dados confiáveis para: 

_ fazer análises de dados da empresa;

_ traçar estratégias de negócio

_ propor ações.

Em geral, o atendimento eletrônico é a primeira opção de contato dos clientes novos. Então, como dizem que a primeira impressão é a que fica, não perca a oportunidade de surpreendê-lo com um atendimento humanizado e comunicação unificada. Nós podemos te ajudar. 

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